INSTRUMENTOS FILATÉLICOS - Os instrumentos que você precisará para manter uma coleção.



Você irá precisar de alguns instrumentos para iniciar seus estudos e montagem de uma coleção, não é necessário adquirir material muito complexo ou demasiadamente caro. Basicamente, você terá que possuir um classificador, uma pinça, uma lupa, envelopes e um odontômetro.

O CLASSIFICADOR
O classificador, pode ser facilmente encontrado no comércio filatélico online ou em lojas físicas em sua cidade. Mas você é livre para criar o seu próprio classificador ou comprar um profissional.
Para aqueles que são recém-chegados, um classificador é um álbum, com páginas de papel cartão dividido por bolsas de tiras plásticas que visam acomodar os selos. Existem classificadores para selos, folhas, quadras, envelopes e demais itens filatélicos.

A PINÇA
Certamente um material indispensável para manusear sua coleção, também é facilmente encontrada no comércio filatélico especializado, tem seu custo inicial a partir de R$ 10,00 (dez reais), recomendamos que utilize pinças metálicas (inox). Este instrumento visa facilitar o manuseio dos selos e evitar o contato das mãos nos mesmos, evitando a transferência de gordura, suor e resíduos vindos do toque de nossa pele. Muitos iniciantes, costumeiramente manuseiam suas coleções sem qualquer proteção, até mesmo, usando as mãos desprotegidas.

A LUPA
Este é um material necessário para melhor visualização dos selos, facilitando que sejam encontradas imperfeições e defeitos, para que possam ser separados dos demais. As lupas, como todo material filatélico, pode ser encontrada no comércio filatélico por cerca de R$ 10,00 (dez reais), recomendando-se aquelas a partir do diâmetro de 50mm. É difícil descobrir a beleza e os detalhes dos pequenos selos sem o auxílio de lupa, sendo portanto também material indispensável aos filatelista.

ENVELOPES TRANSPARENTES
Normalmente os selos que você destinar para troca não permanecerão em seu classificador e, portanto, é absolutamente necessário que estes sejam arquivados em envelopes transparentes, também próprios para a filatelia.

O ODONTÔMETRO
Este é um instrumento utilizado para se medir a distância e intervalo entre os picotes dos selos, com isto é possível encontrar-se diferenças nos denteados dos selos, que em alguns casos costumam elevar o preço da peça tornando-os ainda mais destacados em sua coleção. Com este instrumento você poderá perceber as "variantes" dos selos.

MATERIAIS PARA FILATELISTAS PROFISSIONAIS
Conforme você for aumentando e especializando a sua coleção, precisará de outros instrumentos e materiais que são dispensáveis aos colecionadores iniciantes.

ALBUM PARA SELOS DO BRASIL
Os dois modelos mais conhecidos, TAFISA e BRASELO, divididos em diversos álbuns, servem para colecionar os selos Brasileiros, nestes já vem impressa a fotografia do selo para facilitar a localização e identificação. Nestes álbuns os selos são afixados com charneira ou com havid.

CHARNEIRA
São pequenos pedaços de papel transparente dobrados, onde um lado é fixado no selo e o outro no álbum para evitar colar-se o selo diretamente neste.

HAVID
São pequenas bolsas com fundo escuro e frente transparente, onde os selos são colocados soltos entre elas e a parte escura pode ser colada no álbum. Mais indicados para selos novos com goma, evitam que fiquem com as indesejáveis marcas de charneira e mantém a beleza e o valor dos selos. Há nacionalmente um material similar denominado Maximaphil, que tem seu custo muito abaixo do Havid.

GUILHOTINA PARA HAVID
Guilhotina que visa dar corte perfeito ao Havid ou ao Maximaphil, ajustando o material ao tamanho exato do selo.

MICROMETRO
Aparelho utilizado para medir a espessura do papel do selo, outro instrumento utilizado para identificação de "variantes".

FILIGRANOSCÓPIO
Instrumento utilizado para verificar a filigrana dos selos (marca d'agua) que alguns selos apresentam, visando identificar falsificações, sendo também objeto de estudo para localização de selos pertencentes a uma mesma emissão, mas com filigranas diferentes, criando outro tipo de "variante" na filatelia.

Agora que você já sabe o que irá precisar, inicie sua coleção, estude e divirta-se!

INSTRUMENTOS FILATÉLICOS - Os instrumentos que você precisará para manter uma coleção. INSTRUMENTOS FILATÉLICOS - Os instrumentos que você precisará para manter uma coleção. Reviewed by Bruno Diniz on 11:20 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.